O E-mail Marketing está mais vivo do que nunca!  E nesse texto você vai descobrir como utilizá-lo para turbinar o seu negócio.

Por muito tempo o e-mail marketing foi sinônimo de spam e propaganda intrusiva. Era tido como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas não eram relevantes para quem as recebia.

Mas ele evoluiu! E hoje é considerado uma das melhores ferramentas para conversão, interação com o leitor ou possível cliente e promoção dos artigos do seu blog.

Então se liga nesse guia feito especialmente pra você: iniciante que busca conhecer mais sobre o e-mail marketing ou se já utiliza e deseja otimizá-lo.

 

Use uma boa plataforma de e-mail marketing

A mais famosa (e acredite, gratuita) plataforma do mercado é a MailChimp. Você pode criar listas personalizadas, campanhas segmentadas e também mensurar os resultados do seu trabalho.

Uma ferramenta simples que também oferece configurações avançadas pra quem tem experiência como e-mail marketing. Além de que você não precisa ser doutor em design para ter um bom layout: o MailChimp possui diversos templates e um editor drag and drop. É só arrastar para criar e-mails memoráveis!

A versão grátis permite o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos. As versões pagas começam a partir de 10 dólares mensais, que disponibilizam recomendação de produtos e muito mais. Clique aqui para acessar o site

MailChimpCrie campos para capturar e-mails em seu site/blog

 

  • A caixa em destaque (featured box) é o grande campo de captura de e-mail logo no topo do “início” de seu site. Ela funciona tão bem porque fica em destaque em relação aos outros elementos do site, além de ter grande acesso por estar na homepage.

 

  • A sidebar, que fica na lateral do seu site, é um campo muito relevante e com muita visibilidade, que gera grande captura de e-mails. Lembre-se de destacá-la dos demais conteúdos barra lateral, como posts relacionados, campos para pesquisa, etc.

 

    • O topo dos artigos do blog é um campo estratégico para ser posicionado o box de captura. Quando alguém ler o seu texto até o final, provavelmente o fez porque gostou do seu trabalho. Lembre-se: “Os leitores são os maiores compradores!”. Este é com certeza um cliente em potencial. 

     

    • Dentro de artigos-chave faça uma quebra do texto, como no exemplo: “Está gostando deste artigo? Então coloque seu e-mail no campo abaixo para receber mais conteúdos como este!”. E ofereça um ótimo material gratuito para converter sempre mais!

     

    • Pop-ups: um pouco irritantes, mas ótimos para conversão! Portanto, ao invés de mostrar o pop-up toda hora e para qualquer um, você pode mostrar apenas para novos leitores que já visitaram pelo menos uma página do seu site. O usuário está interessado no seu conteúdo e pode se tornar um grande cliente!

     

    NUNCA compre listas de e-mail 

     

    Nunca compre lista de e-mail

    Não gaste dinheiro com esta prática ultrapassada e desonesta. Aproveite para investir nas iscas digitais como e-books, infográficos, ou qualquer material com conteúdo de qualidade. Surpreenda seus leitores com esta recompensa. Faça eles se sentirem bem ao participar da sua lista!

    O e-mail será entregue às pessoas certas e interessadas no seu trabalho, que decidiram receber o seu conteúdo e que serão possíveis clientes reais.

     

     

    Seja pessoal

     

    Seja pessoal

    • Interaja com o seu cliente: se possível, personalize seus e-mails com o nome da pessoa que se inscreveu. Quando se lê o próprio nome, há muito mais chance de o usuário prestar atenção e clicar para conferir o que está sendo dirigido a ele.

     

    • Crie uma conexão com o seu cliente, faça-o sentir parte de algo maior.

    Crie títulos impossíveis de não serem abertos

     

    Pode-se dizer que o título do seu e-mail é o componente mais importante de todos. Quando ele não cativa o leitor, todo o seu trabalho de criar um ótimo conteúdo para o e-mail foi por água abaixo.

    Desperte o interesse do leitor ao criar um título memorável. Você irá gerar mais tráfego no seu site e terá mais chances de realizar vendas! Há mais sucesso concentrando-se no título do seu e-mail que no conteúdo em si. Clique aqui para aprender a soltar a imaginação, criar títulos e conteúdos memoráveis.

    Estratégia para um título imperdível: [número] + [adjetivo] + [palavra-chave] + [racionalidade] + [promessa]

    Exemplo: [11] [ótimas] [receitas de sucos naturais] [para aumentar a disposição], [garantido!]

    Planeje o seu título e vá direto ao foco, concentrando-se sempre na palavra-chave!

     

    Seja sensato, ou vai virar spam!

     

    O tempo do seu leitor é precioso, portanto evite enviar e-mails a todo momento. Ser insistente e invasivo é o principal motivo para os usuários se descadastrarem.

    Opte por ser razoável, dê uma pausa de 3 a 4 dias entre os envios. Assim, o leitor vai sempre se lembrar de você e não irá se aborrecer com a quantidade de informação “desnecessária” na sua caixa de e-mails.

    Valorize o seu conteúdo e o tempo do seu cliente, assim terá grandes chances de realizar mais vendas!

     

    Lembre o leitor sobre o motivo que está recebendo o e-mail

     

    Muitas vezes o usuário não se lembra de ter realizado o cadastro para receber o e-mail. Diga a ele onde se cadastrou (seu site) e o motivo. Sem esta informação, ele poderá simplesmente se descadastrar ou marcar seu e-mail como spam. Uma dica básica e necessária, que pode ser decisiva para a compra final do cliente!

    Utilizando “seu nome” ele também irá se familiarizar com você e estar ciente do porque havia realizado o cadastro.

     

    Insira múltiplos links 

     

    Múltiplos linksQuanto mais links disponíveis no seu e-mail, maior a chance de eles serem clicados.

    Pessoas seguem autoridades. Crie um conteúdo qualidade que será essencial para o leitor e lembre-o que há “muito mais a ser oferecido através do link”. Ressalte os benefícios e disponha os links em vários pontos do e-mail.

    Você vai entregar exatamente o que o seu cliente precisa e ele vai se sentir bem ao lembrar disso. Aproveite essa sensação e não economize nos links!

    Só cuidado para não exagerar…

     

    Dê visibilidade ao call to action

    O CTA (call to action) é um dos pontos mais importantes do seu funil de vendas. É o link que vai levar o leitor a realizar qualquer tipo de ação: se inscrever com o e-mail, acessar o e-book, realizar a compra, etc. Ou seja, vai levá-lo à página que você deseja.

    Assim, é importante dar visibilidade ao CTA para que o funil se concretize, localizando-o ao long do email (e não só no final, pois você corre o risco dele não ser lido por inteiro). É válido também colocar um “P.S.” por último, lembrando novamente o leitor de realizar a ação.

     

    Se atualize e continue testando

    Hoje em dia grande parte das pessoas acessa o e-mail em seus aparelhos celulares. Por isso é muito iContinue testandomportante que o software que você usa envie e-mails responsivos, ou seja, que se adaptem a qualquer tamanho de tela.

    E, por fim… TESTE! Se você não testar o título e os horários que envia os e-mails, por exemplo, nunca terá a certeza que está fazendo o melhor possível. Comece com pequenas mudanças. Aos poucos você vai se adaptar ao seu público e oferecer um conteúdo épico e certeiro!

     


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *