A busca por cliques e leads no mundo digital tornou-se uma estratégia implacável para o sucesso. Sabemos que um negócio digital é sempre promissor, por isso temos que ficar atentos com os concorrentes que já utlilizam o ebook como uma de suas principais iscas digitais.

Sendo assim, criar um conteúdo atrativo para seus seguidores é imprescindível.

Para dar o start no mundo digital, uma das iscas mais atrativas é a criação de um ebook. Eles são o ponto de partida para um blog de sucesso.

Neste post vamos explicar um pouco sobre esta ferramenta e como fazer com que ela se torne sua aliada nessa jornada. Comece, de uma vez por todas, a realizar o sonho de ganhar dinheiro com blog.

 

O que é o ebook?

 

A palavra ebook ou e-book é uma abreviação de eletronic book, ou livro digital.

Ebook

A criação desse conteúdo como estratégia de marketing refere-se a algo que seja imediato, de fácil acesso e leitura, com conhecimento simples e principalmente prático e aplicável.

Nele, você compartilha conhecimento especializado de uma forma atrativa e fácil de assimilar.

Utilizando-o como isca digital, você pode solicitar, em troca, dados de contato dos leitores e assim criar uma lista de e-mails. Clique aqui para aprender tudo sobre e-mail marketing. Esses dados, posteriormente, serão o maior bem do seu negócio digital.

Resumindo: nada de artigos científicos, ficções e etc. Nesse momento, ser objetivo e claro é essencial para captação do maior número de dados e informações de pessoas interessadas no seu mercado, afim de que conheçam como e o que você pode fazer por eles.

O que diferencia um negócio de sucesso para um negócio amador, são os processos e a forma como são aplicados. No mundo digital isso não poderia ser diferente.

A criação de um ebook irresistível está muito além do conteúdo. Pensando nisso, separamos neste post dicas e passos para você de como fazer um ebook de sucesso e, assim, iniciar seu negócio digital com o pé direito!

Passo 1: Defina bem o tema do seu ebook

Para a escolha de um tema deve-se, antes de qualquer coisa, estar familiarizado com o assunto que será abordado.

Ame o que você faz!

É importante que o tema seja sobre algo que você domina. Caso você esteja realmente envolvido e de preferência apaixonado pelo assunto, seu sucesso na publicação estará cada vez mais perto!

Outra dica valiosa: seu ebook deve resolver problemas, responder dúvidas, solucionar questões sobre o tema. Isso deixará seu leitor (ou potencial cliente) ansioso para tê-lo em sua caixa de e-mail o mais rápido possível.

Uma pergunta que você deve fazer a si mesmo: “Consigo identificar um problema no tema definido e resolvê-lo?” Se a resposta é sim, use e abuse do seu conhecimento na criação do ebook e farão fila para comprar seu produto.

Lembre-se: entregue sempre soluções práticas e aplicáveis!

 

Passo 2: Conheça sua persona

 

Definir sua persona vai muito além de determinar o público alvo. É realmente identificar detalhes do perfil de pessoa que se interessará pelo seu conteúdo. Uma ferramenta extremamente utilizada no mundo digital.

Isso é uma novidade para você? Se sim, continue lendo, e entenderá melhor.

O conceito de público alvo, diferente de persona, é algo amplo que capta um número maior de pessoas. Mas isso não quer dizer que estende as possibilidades de cliques e acessos ao seu conteúdo.

Um exemplo de público alvo: gestores de RH entre 35 a 45 anos que moram em São Paulo. Renda mensal entre R$ 10.000 a R$ 15.000, que trabalham nos dias úteis da semana.

A descrição acima mostra claramente o conceito de público alvo.

O que estamos propondo, vai muito além disso.

Persona: trata-se de uma “pessoa” que é criada por você, afim de definir um nicho e um funil cada vez mais assertivo para o público que deseja atingir.

Muitos também chamam de “avatar”.

Nada mais é do que uma forma de criar uma figura a qual você seja capaz de identificar exatamente o que irá atraí-la.

Detalhes como: hábitos, idade, profissão, estilo de vida, padrão de consumo, faz com que ela escolha o seu ebook ao invés de outros milhares disponíveis.

Seu possível comprador (ou buyer persona), precisa ser tão real quanto uma pessoa de verdade.

Exemplo de persona: Diego, 32 anos, é graduado em administração de empresas e trabalha no mercado financeiro. Casado, mora com sua esposa e filho de 1 ano. Quer passar mais tempo com sua família, mas trabalha muito e não sabe como fazer isso. Seu objetivo é comprar um produto que o ensine a administrar melhor seu tempo.

Isso é criar uma persona!

Apenas identificar o público-alvo não fornece tantos detalhes e informações quanto de uma persona.

Por isso, criar uma persona é o ápice de uma boa estratégia no marketing digital!

 

Passo 3: Estruture o seu conteúdo

 

Chegou a hora de escrever!

Escreva seu ebook

Com todos os passos acima realizados e com as informações necessárias para iniciar, o próximo passo será a produção do conteúdo.

Clique aqui para aprender a soltar a imaginação e criar textos memoráveis.

Lembre-se sempre de usar a linguagem adequada e explicar linguagem técnicas.

Escreva pensando como se estivesse em uma conversa. Isso fará com que seja claro, simples e pessoal para o leitor!

 

Passo 4: Organize os tópicos do seu livro eletrônico

 

Antes de sair publicando tudo que veio à mente, faça um esqueleto do que você irá abordar ao longo do seu ebook e otimize a produção do seu material.

Use títulos, subtítulos, inclua informações como lembretes para não esquecer de adicionar no conteúdo ao longo do caminho. Cada detalhe é muito importante neste momento.

Deixe a base pronta, assim o restante será simples de desenvolver!

 

Passo 5: Ilustre o ebook

 

Texto pronto! Chegou a hora de selecionar as figuras, imagens, gráficos, e outros elementos que darão vida ao seu ebook.

Seja criativo!

Seja criativo no seu ebook

Procure incluir imagens que as pessoas se identifiquem e mostrem o DNA da sua empresa!

 

Passo 6: Design – dedique-se à formatação

O visual do seu ebook é muito importante.

Dedique-se à formatação e ao design. Isso vai gerar mais valor ao seu material e é o principal responsável para uma maior taxa de conversão.

Diariamente acessamos blogs, redes sociais e sites por meio de dispositivos móveis. Na hora de criar seu design, lembre-se disso. Estruture de forma em que o visual seja atrativo para o público.

Esse passo é muito importante, pois a imagem dirá muito sobre a empresa e seus valores. Utilize uma formatação que esteja de acordo com o objetivo do seu negócio – pessoal, sério, animado, etc. – para que dessa forma o leitor possa se identificar.

Harmonize suas imagens e seu logo com cores, elementos e informações que criem sua identidade!

Passo 7: Escolha o formato do seu ebook

Este é um assunto que pode parecer assustador para quem está começando iniciando um negócio online. Vamos explicar de forma simples as opções mais usadas para formatar seu conteúdo.

PDF e EPUB são dois formatos que você pode disponibilizar ao seu leitor quando optar em fazer o download do seu ebook.

  • EPUB

O formato EPUB é o formato mais comum de todos os formatos e é amplamente suportado em todas as plataformas.

A maioria dos programas leitores de livros digitais como iBooks da Apple, Adobe Digital Editions, Aldiko no Android, entre outros, aceitam esse tipo de formatação.

O formato EPUB é um padrão aberto. Isso significa que é gratuito e está disponível ao público, embora existam regras específicas para a sua utilização.

  • PDF

Formato criado pela Adobe – o Document Format ou PDF Portable- é um dos mais antigos formatos de artigos e um dos mais utilizados.

Por ser um dos mais conhecidos, existem muitas ferramentas para criar, editar e proteger documentos PDF.

Por exemplo, você pode facilmente converter páginas web para PDF e mantê-los arquivada. Os arquivos PDF podem ser assinados digitalmente e também podem ser travados contra edição.

São também os queridinhos pelo fato de que são visíveis e impressos em qualquer plataforma. Arquivos PDF também preservam o layout original de qualquer documento que tenha qualquer tipo de dados – texto, desenhos, multimídia, vídeo e etc., mantendo assim a integridade do seu artigo.

A maioria dos profissionais, utilizam o formato EPUB por ser mais flexível e facilmente adaptável na leitura virtual.

A formatação do seu ebook deve levar em consideração os dispositivos mais utilizados pelo seu público para acessar conteúdo.

Cabe ao produtor analisar qual dos dois formatos interessa mais ao objetivo final!

 

Passo 8: Revise o conteúdo

 

Leia e releia antes de publicar!

É claro que, durante a criação, você estará sempre de olho nos mecanismos para otimizar os clicks dentro dos sites de busca.

Revise não apenas o conteúdo, mas também as palavras-chaves que devem ser pesquisadas minuciosamente antes mesmo de começar todo processo. Tenha certeza de que elas estão sendo utilizadas com moderação e profissionalismo.

 

Tudo o que é novo é desafiador. No mundo digital, mesmo que por trás de um computador, não poderia ser diferente.

O primeiro ebook a gente nunca esquece!

Portanto seja ousado. Use seu conhecimento, as informações que você aprendeu e junte tudo com suas experiências de vida.

Você certamente vai criar um conteúdo único e terá sucesso no lançamento do seu primeiro e-book!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *